domingo, 29 de junho de 2025

Como foi a viagem até Chaves para iniciar a N2

 

Para chegar Chaves e iniciar a N2, desde Lagos onde vivo, foi necessário uma viagem de dois dias e meio e 817 km entre os extremos do país, podia ser menos, mas queria fazer tudo nas calmas para desfrutar dos locais e da própria viagem de moto.
O primeiro dia foi até Tomar, o segundo até Viseu que foi apenas de meio-dia, para aproveitar o restante para uns passeios locais, e o terceiro, também de apenas meio-dia até ao km 0 da N2 em Chaves.
 
                         Resumo da primeira etapa Lagos - Tomar
 A rota foi pela A-22 até Silves, a N-124 até São Bartolomeu de Messines, o IC-1 até Alcácer do Sal (passei por dentro pois não tinha pressa), uns poucos quilómetros depois uma sinalização indica para Casebres, segui por aí passei Casebres e Cabrela até Vendas Novas, onde foi o almoço.
Adoro conduzir por estradas secundárias, observando o país real.
Depois segui pela N-380 e IC-10 até Coruche, daqui pela N-114 para Almeirim e N-118 para Alpiarça, Chamusca, mais a N-243 até Golegã e a N-365, IC-3 e A-13 até á saída 17 para São Pedro de Tomar local de alojamento, no Ninho do Falcão a 1 km desta saída. Neste dia foram percorridos o total de 415 km. 
O Ninho do Falcão é um pequeno hotel e restaurante de beira de estrada, já meu conhecido, com preços económicos e localizado a 7 km do centro de Tomar, 6 km da Albufeira de Castelo de Bode, 8 km de Martinchel, e 11 km da Praia Fluvial da Aldeia do Mato. 



Link do vídeo deste alojamento para ver no YouTube
https://youtu.be/RcZk5_dKMk8
 
Link do vídeo de Tomar
https://youtu.be/1rhoDL33efI
 
Link do vídeo da Praia Fluvial da Aldeia do Mato
https://youtu.be/Pkgw6ReRtbc
 
                            Resumo da segunda etapa Tomar - Viseu
O segundo dia até Viseu, na realidade foi apenas a parte da manhã, sendo que o restante dia foi para fazer uns passeios locais, percorri neste dia o total de 237 km.
A rota foi pela A-13 até Coimbra, o dia estava nublado, e com muito nevoeiro, depois na entrada de Coimbra, segui pela N-110 a antiga estrada da beira, que vai até Penacova contornando o Rio Mondego, percurso muito bonito, Em Penacova um cheirinho da N2 durante 3 km até ao IP3, e dai até Viseu, o tempo entretanto levantou.
Para manter o orçamento baixo, o almoço foi no Centro comercial Fórum Viseu, o lanche na Confeitaria Amaral e o jantar no Centro comercial Palácio de Gelo.
 
                        Resumo da terceira etapa Viseu - Chaves
A rota da terceira etapa desde Viseu até à rotunda do km 0 em Chaves, a rota foi pela 
A-24, e foram percorridos 165 km. Foram os piores quilómetros da viagem, frio, nevoeiro intenso e períodos de chuva pouco intensa. Valeu o fato impermeável.
Chegado a Chaves, cidade já bem conhecida, o tempo melhorou, dei uma pequena volta pela cidade, e almocei o que já ia na intenção os maravilhosos Pasteis de Chaves. Depois foi seguir até á famosa rotunda do km 0, e iniciar a viagem pela mítica Estrada Nacional 2.
 
Se tem curiosidade sobre fronteiras e como Chaves é uma cidade fronteiriça, veja o meu outro blogue de uma expedição pelas 88 fronteiras de Portugal
https://fronteirasealdeiasdaraia.blogspot.com/
 
E também deixo aqui o link da playlist do youtube com 13 vídeos desta expedição
https://www.youtube.com/watch?v=sy_5wfuHZ2Y&list=PLgqRColxFkMjQUhkTKeYuIjsmjrIBJr5T
 


Siga o meu canal youtube, tem mais de 800 vídeos de viagens, passeios e eventos. Depois de subscrever ative o sino para receber notificações sempre que publico um vídeo.
https://www.youtube.com/channel/UCZQn80adLutaEfiI33aoz9g

Sem comentários:

Enviar um comentário