Acerca de mim

A minha foto
Viajar é sentir as diferenças entre culturas e reconhecer os valores de cada uma, por muito díspares que sejam; é sentir a enorme riqueza que a diversidade cultural e étnica dá à humanidade. Viajar é pairar e vaguear no meio de outras culturas e gentes, evitando locais onde o turista ofensivamente opulento e “caridoso” ensinou a mendicidade às crianças, promoveu o furto nos adolescentes e corrompeu a genuinidade dos adultos.

Seguidores

terça-feira, 24 de junho de 2025

Conselhos e o meu planeamento para a viagem de moto pela N2



Todas as precauções são necessárias para garantir uma viagem tranquila, seja pela N2, ou por outra qualquer, a nossa segurança e do veículo que usamos na viagem são fundamentais. Nesta viagem fui sozinho, até para ter essa experiencia, mas isso tem inconvenientes porque se algo correr mal, doença, acidente ou avaria, estamos por nossa conta sem ninguém  por perto para nos ajudar. Em relação á viatura que vamos utilizar, convém efetuar uma revisão  aos principais órgãos da viatura, elaborando um check list que podemos nós próprios efetuar a verificação e em caso de duvidas que estejam fora do nosso alcance recorrermos a uma oficina.
Um bom planeamento da viagem fará com que economizemos tempo e dinheiro, há os que fazem a N2 em contra relógio e os que vão absorvendo tudo e visitando os locais por onde passam (eu enquadro-me nestes).
Planeei esta viagem para oito dias com cerca de 2000 km de ida e volta. Dois dias e meio até ao km 0 em Chaves, e cinco dias e meio divididos em 6 etapas na N2, com uma média de 123 km por etapa, tendo a menor 64 km e a mais longa 230 km. Temos de ter em atenção que a N2 é uma estrada sinuosa, com muitas curvas, variações de altitude, e as condições climáticas podem mudar repentinamente. Verificar diariamente a previsão do tempo, principalmente se viajamos de moto, e levar roupa adequada.
Em termos de horários o planeamento foi também pensado para não haver muita carga horária, saído por volta das 09,00 e chegando ao destino entre as 17.00 h e as 18.00 h, fazendo pausas regulares para descanso. Os locais de pernoita também já estavam planeados e reservados.
A N2 atravessa 11 distritos, 35 concelhos e imensas vilas e aldeias, é também aconselhável planear o que podemos ter mais interesse em visitar, daí ser importante no planeamento chegar cedo ao destino final, porque assim como certamente nos vamos atrasar temos sempre margem horária e não ficamos com aquele amargo que perdemos isto ou aquilo.
Na primeira viagem em 2011 ia com a missão de fotografar todos os marcos e sinalizações antigas e tudo o que fizesse parte do passado ao longo da estrada, desta vez para além de experimentar o prazer de o fazer de moto, ia com curiosidade de ver como tinha sido a evolução depois da promoção turística da N2, que realmente surpreendeu, e também visitar alguns locais e revisitar outros que em 2011 tinha passado mais rápido.

Então que comece a viagem, mas até lá veja aqui seguindo o link o meu vídeo da viagem pela N2 em 2011, ou veja a viagem aqui no blogue.


Siga o meu canal youtube, tem mais de 800 vídeos de viagens, passeios e eventos. Depois de subscrever  ative o sino para receber notificações sempre que publico um vídeo.
https://www.youtube.com/channel/UCZQn80adLutaEfiI33aoz9g




Sem comentários:

Enviar um comentário